Atendimento Psicológico

O tratamento psicológico se refere à terapia ou psicoterapia, em que se busca tratar comportamentos, emoções ou pensamentos que trazem sofrimento ao paciente.
Através da conversa, da escuta ativa e outras técnicas não verbais, o profissional psicoterapeuta ajuda o paciente a compreender o que está lhe causando sofrimento e como lidar com a situação, mudando a relação do indivíduo com as próprias emoções, pensamentos e comportamentos. Assim, o paciente melhora a sua relação consigo mesmo e com tudo que lhe cerca.
Para muitos, falar sobre tratamento psicológico não é uma tarefa fácil. O tema ainda envolve muitos preconceitos, tanto sobre como funciona quanto para quem ele traz benefícios. Acontece que em muitos momentos da nossa vida sentimos que precisamos de ajuda, e não sabemos como ou a quem recorrer. A boa notícia é que existem profissionais que se dedicam a isso e não há nada de errado em contar com seus serviços, por isso, conte conosco sempre que precisar.

O atendimento psicológico tem a finalidade de ajudar e trabalhar em:

Psicoterapia Sistêmica

Basicamente, a teoria sistêmica parte da ideia de que o ser humano é um ser social e não é capaz de existir em isolamento. Considerando essa premissa, o psicólogo pode entender melhor os problemas e as dificuldades pelos quais uma pessoa passa a partir de uma análise de suas relações interpessoais, amigos, colegas de trabalho e principalmente a família.
Para a Psicoterapia Sistêmica, os transtornos mentais ocorrem principalmente devido a paradoxos e contradições entre essas duas formas de comunicação. Quando as informações de ambos os níveis de conteúdo se contradizem, ocorre uma mensagem conflitante, o que leva à confusão e a dificuldades emocionais. Essas se manifestam na forma como o sujeito se relaciona com outras pessoas e consigo mesmo.
Durante o tratamento, o terapeuta ajuda o paciente a identificar essas contradições e como elas afetam seu comportamento. E isso é feito por meio de uma análise de suas relações interpessoais. Com o processo, é possível ressignificar e mudar alguns comportamentos que não vão de encontro às escolhas do paciente.

Terapia Cognitiva Comportamental

Na Terapia Cognitiva Comportamental, o indivíduo é definido como tendo crenças centrais, intermediárias e pensamentos automáticos. Cada um atua em um nível de pensamento, assim como as regras da teoria sistêmica, mas com propósitos diferentes. Também acredita-se que, devido a interconexões no feedback de pensamentos, todos esses níveis de pensamento e as ações observáveis se retroalimentam mutuamente.
O tratamento cognitivo-comportamental consiste em identificar essas crenças e pensamentos automáticos, usando esse conhecimento para promover mudanças no comportamento consciente do paciente. Essas mudanças, por sua vez, ajudam a promover mudanças em seus pensamentos automáticos e em suas crenças, contribuindo com a desconstrução de crenças centrais nocivas ao indivíduo.
Algo importante a destacar é que, na TCC, o tratamento é focado principalmente em como as ações e fatos se refletem no emocional do indivíduo, não os fatos em si. Afinal, cada indivíduo percebe suas relações com o mundo e com as outras pessoas de maneiras diferentes.

Quem deve procurar tratamento psicológico?

Apesar do nome “tratamento”, a psicoterapia não está indicada apenas para quem se sente de fato doente, e sim para todos que buscam ajuda no enfrentamento de questões particulares que lhe geram qualquer tipo de sofrimento; sejam elas crises pessoais, problemas afetivos sexuais, familiares, profissionais etc. Da mesma forma, não há idade certa ou errada para começar. 
No caso de crianças, é importante que se busque um profissional qualificado para trabalhar com esse público, conte conosco e faça contato através dos botões abaixo.
Diferente do que muitas pessoas pensam, buscar tratamento psicológico não representa um ato de fraqueza, e sim de uma pessoa forte o suficiente para reconhecer que ela precisa ou simplesmente quer ajuda psicológica. Isso se deve ao fato de que não existem pessoas fortes ou fracas para resolver os seus próprios problemas, e sim a individualidade de cada um no enfrentamento do próprio sofrimento, de acordo com o contexto e a situação que está vivendo.
Agendar via Whatsapp Solicitar Agendamento