A Psicoterapia breve ou Terapia breve é um tratamento psicológico que tem como especificidade a ênfase no trabalho com um foco. A maioria dos autores trabalha com um limite de tempo, definido logo de início ou depois de algumas sessões.
É uma modalidade de terapia psicológica que visa abreviar a duração do tratamento. Ela é breve, se comparada à duração de uma psicoterapia convencional, que pode levar anos. Na Psicoterapia Breve a quantidade de sessões é combinada desde a primeira sessão, podendo ser 8, 12 ou 20 sessões, por exemplo.
E funciona? Como isso é possível?
Funciona e não é nenhuma mágica. O segredo é estabelecer um foco bastante específico e limitar a terapia a este foco. Se você trabalha em apenas um foco, a terapia torna-se mais curta do que intervir em dez focos simultaneamente. Por isso esta modalidade também é chamada de Psicoterapia Focal, nome que considero até mais adequado.
Existem casos onde a Psicoterapia Breve não se aplica?
Sim. Isso é avaliado já na primeira consulta. Nesses casos, será recomendada uma psicoterapia convencional, sem duração determinada. De modo geral, a Psicoterapia Breve é bastante eficiente para lidar com crises e situações de desequilíbrio causadas por uma dificuldade que a pessoa esteja vivenciando no momento.
Nem todas as pessoas podem se beneficiar de um processo de psicoterapia breve. Não é recomendado para casos com qualquer comprometimento Psicótico, como o caso de uma pessoa com depressão grave com risco de suicídio.
É contra indicada para o tratamento como o Autismo, a Esquizofrenia, Transtorno Bipolar, Retardo Mental e Transtornos de Personalidade Antissocial. Casos mais graves de Depressão, Transtornos alimentares (bulimia, anorexia e comer compulsivo) TOC embora tenha grande possibilidade de melhoria o prognóstico é menos favorável.
Algumas características da Psicoterapia Breve:
Promove aprendizado de novas habilidades.
Amplia a capacidade de autoconhecimento.
Melhora a capacidade de lidar com emoções, comportamentos e pensamentos.
Indicada para tratamento de transtornos da ansiedade.
Indicada para síndrome do Pânico.
Indicada para lidar com o estresse.
Indicada para lidar com o transtorno depressivo leve.
Indicada para lidar com fobias.
Indicada também para casais e famílias.
